Habitantes de Benespera, Guarda, aderem em força a passeio em comboio especial



O passeio de comboio, promovido pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro (APAC), teve uma grande adesão dos habitantes de Benespera que, desde a reativação do troço da Linha da Beira Baixa entre as cidades da Guarda e da Covilhã, em maio de 2021, têm promovido várias ações de valorização da infraestrutura ferroviária que ali tem um apeadeiro.

CodeCult Creative Business Agency


“Da Benespera vão partir 56 pessoas mais crianças, até ao Entroncamento [em comboio Intercidades]. E, depois, no Entroncamento, além destas 56 pessoas, estão mais 25, que são da Benespera, mas que não vivem cá, que entram no comboio especial no Entroncamento e veem até à Benespera. Portanto, no comboio especial nós vamos ser 85 a 90 pessoas, com idades entre os 02 e os 80 anos”, disse hoje à agência Lusa Filipe Santos, morador na Benespera.


O jovem, que tem sido o dinamizador de várias ações relacionadas com o regresso do transporte ferroviário à freguesia, lembrou que as iniciativas já promovidas levaram a que o atual diretor da CP, José Carlos Barbosa, em dezembro de 2021, tenha intitulado a aldeia, localizada no Vale da Teixeira, como sendo “a Capital Ferroviária da Linha da Beira Baixa, por tão bem receber as pessoas”.


A designação foi bem recebida na aldeia e a presença na viagem de sábado pretende, justamente, valorizar o facto de o comboio especial fazer ali uma paragem no percurso, que será “a única [a realizar] no distrito da Guarda”.


“Temos todo o gosto em ser considerados [a Benespera] a `Capital Ferroviária da Linha da Beira Baixa` e entendo que a marca pode ser potenciada e tem muito para avançar”, disse Filipe Santos.


O responsável lembrou que desde a reabertura do troço Guarda – Covilhã, já foram realizadas várias iniciativas relacionadas com a temática da ferrovia.


A primeira ação realizou-se no dia 18 abril de 2021, no momento da passagem do primeiro comboio de carga na linha: “Neste mesmo dia era a festa de Santo Antão. A população saiu da eucaristia campal e foi para a estação saudar a passagem do primeiro comboio”.


No dia da inauguração da via, a 02 de maio de 2021, cerca de 100 habitantes viajaram entre Benespera — Guarda e Guarda — Benespera e, a 04 de maio, Filipe Santos marcou presença na viagem inaugural pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.


Mais tarde, no dia 05 de setembro, o primeiro-ministro, António Costa, fez a viagem entre Guarda e Covilhã e, na Benespera, “saudou os populares à porta do comboio”.


O passeio de comboio pela Beira Interior em comboio especial agendado para sábado, por iniciativa da APAC, parte pelas 07:24 do Porto/Campanhã e regressa à mesma estação pelas 19:48, com paragens em Aveiro, Coimbra – B, Entroncamento, Tortosendo (para almoço) Benespera, Guarda (paragem técnica) e Pampilhosa.


“Tanto a locomotiva 2610 como as nove carruagens Schindler que compõem este comboio especial encontravam-se afastadas de serviço há muitos anos”, referiu a APAC em comunicado.


O passeio pela Beira Interior “irá percorrer mais de 730 quilómetros nas linhas ferroviárias do Norte, da Beira Baixa e da Beira Alta, proporcionando aos seus mais de 400 participantes uma experiência única e inesquecível por algumas das mais belas paisagens do Portugal Interior”, segundo a nota.




Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *