OEI quer “monopólio do inglês” compensado com reforço de línguas ibéricas



Durante uma visita de dois dias a Lisboa hoje concluída, Jabonero apresentou a membros do Governo português e diplomatas de países ibero-americanos um relatório sobre o espanhol e o português na área científica.

Rent Your Home

CodeCult Creative Business Agency


“O objetivo é pôr em manifesto a necessidade de o espanhol e o português como línguas terem uma maior presença na criação científica e na educação científica e que nós vemos dentro do monopólio do inglês”, apontou Jabonero em entrevista à agência Lusa, em Lisboa.


“É a primeira vez que se faz algo deste tipo sobre a presença do português e do espanhol na ciência, de modo que as nossas línguas tenham maior participação na região”, indicou.


O secretário-geral da OEI encontrou-se com a ministra Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, numa apresentação onde também estiveram embaixadores de países ibero-americanos.


“O português é a quarta língua mais falada no mundo, tem uma presença muito forte. E nós somos, portugueses e espanhóis, a maior comunidade linguística do mundo e isso é fundamental”, adiantou o dirigente da OEI, o maior organismo de cooperação multilateral entre países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa.


“Portugal é um país bem visto pela sua educação, é o país da União Europeia que, até 2022, mais melhorou a educação em toda Europa”, frisou.


Jabonero realçou ainda os encontros com os ministros da Educação, João Costa, e da Cultura, Pedro Adão e Silva, transmitindo estar a “atualizar a agenda de trabalho” com aqueles governantes.


“Estamos a trabalhar em diferentes projetos de continuidade sobre educação e cidadania, fundamentalmente, sobre o que é a tecnologia digital na educação”, disse, em relação à reunião com João Costa.


Com o ministro da cultura, referiu, está a ser pensado “construir uma nova agenda cultural de cooperação com Portugal”, observou.




Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *