Câmara baixa do Congresso dos EUA aprova ajuda de 38 mil milhões de euros a Kiev



O texto aprovado, na terça-feira à noite, inclui uma componente económica e humanitária, mas também armas e munições.

CodeCult Creative Business Agency


Com este programa de ajuda, os Estados Unidos enviam um sinal ao mundo da nossa determinação inabalável de apoiar o corajoso povo da Ucrânia até à vitória” sobre Moscovo, sublinhou a presidente da câmara baixa do Congresso, a Democrata Nancy Pelosi, algumas horas antes da votação.


A proposta segue para votação no Senado, câmara alta do Congresso norte-americano, antes de ser promulgada pelo presidente Biden.


O pacote inclui seis mil milhões de dólares (5,7 mil milhões de euros) para a aquisição de veículos blindados e o reforço da defesa antiaérea ucraniana, numa altura em que os combates continuam no leste e no sul do país.


Cerca de nove mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros) vão ser atribuídos para garantir, entre outros, “a continuidade das instituições democráticas ucranianas”, e para fins humanitários.


Biden tem pedido, há várias semanas, uma enorme extensão do orçamento de 33 mil milhões de dólares (31 mil milhões de euros) para a Ucrânia, depois de o Congresso ter já aprovado quase 14 mil milhões de dólares (13 mil milhões de euros), em meados de março.


 




Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *