Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a ofensiva militar desencadeada pela Rússia na Ucrânia.

Mais atualizações


8h38 – Reabertura da representação de Portugal em Kiev seria “muito importante”


A Embaixadora da Ucrânia em Portugal considera que a reabertura da representação de Portugal em Kiev seria um passo importante para a segurança na capital ucraniana.


Em entrevista à agência Lusa, Inna Ohnivets sublinha que “já muitas outras Embaixadas começaram a restaurar o seu trabalho em Kiev”.


“Na minha opinião isso é muito importante, porque também vem demonstrar uma segurança para todos em Kiev”, vinca. 


A diplomata afirma que tem mantido contactos com o Governo português, nomeadamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.


Inna Ohnivets revela ainda que está a trabalhar com as autoridades portuguesas no sentido de articular uma visita à Ucrânia, após uma manifestação de interesse por parte do ministro dos Negócios Estrangeiros.


Ponto de situação

  • Blinken e Austin em Kiev. No dia em que se assinalam dois meses desde o início da invasão russa da Ucrânia, Volodymyr Zelensky reúne-se com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o secretário de Defesa, Lloyd Austin, este domingo. São os mais altos representantes dos Estados Unidos a visitar Kiev desde o início da guerra.

  • Azovstal, Mariupol. No sábado, a Rússia retomou os ataques ao último reduto dos combatentes ucranianos na fábrica Azovstal, em Mariupol. Dias antes, Moscovo tinha anunciado a vitória na cidade portuária e afirmado que as forças russas não necessitariam de assumir o controlo da fábrica.

  • Ataque a Odessa. Volodymyr Zelensky condenou o assassinato de oito pessoas, incluindo uma criança de três meses, num ataque com mísseis que ocorreu no sábado, na cidade de Odesa. O ataque ocorreu horas depois de um general russo ter afirmado que o controlo do sul da Ucrânia era agora também parte da estratégia desta ofensiva, numa aproximação aos territórios da Transnístria.



  • Ancara, Moscovo, Kiev. O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Turquia este domingo antes do périplo por Moscovo e Kiev no decurso da próxima semana. Ancara tem desempenhado um papel central nas negociações entre Rússia e Ucrânia, tendo acolhido reuniões de alto nível entre os dois lados.



Source link

By Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.